Seleção de Software ERP CRM BI



Está na hora de trocar de software
 
A Intechpro trabalha com foco na resolução dos seus problemas, assim encontramos a melhor solução para o seu negócio.

Quando substituir um software?
 
Atualmente, a aquisição de softwares (como ERP, CRM, BI) nas empresas requer alto investimento financeiro e mobilização interna. O custo para aquisição e manutenção dos programas é grande, processos internos são modificados, pessoas são mobilizadas em tempo integral, e o resultado final nem sempre é positivo. Às vezes por culpa do cliente, outras por culpa do fornecedor, soluções adquiridas para ficarem por um longo prazo não agradam e muitas vezes falham. Mas como saber qual o momento de trocar? Exploramos a seguir esse tema.
 
Não atende as necessidades funcionais
 
O software foi implantado, mas: não atende aos requisitos dos usuários, pilhas de customização atormentam a área de TI, altos investimentos pós implantação são realizados, e, mesmo assim, a solução ainda deixa a desejar. Em muitos casos, a necessidade do cliente é mais específica do que o software oferece, e a customização para adequar o produto pode sair cara. Softwares especialistas podem resolver problemas específicos, mas, e a interface? Nesse momento, de quem é a culpa? Do processo do cliente que não se adequou ao padrão trazido pelo software, ou do produto que não tinha a funcionalidade?

Muitas vezes ambas ocorrem junto, criando o caos - aquela sensação, compartilhada pelo usuário e por TI de que a solução não tem futuro. São muito frequentes empresas que adquirem ERP ou CRM e não têm seus requisitos atendidos. Depois de implantada a solução, já com experiência na mesma, cabe fazer uma análise criteriosa, levando em conta se o modelo de dados do produto realmente acata as necessidades do cliente. Em muitos casos, o melhor a fazer é abandonar a solução e adquirir outra, que efetivamente atenda, ou avaliar a composição do produto com software especialista complementar.
 
Assista o depoimento de um de nossos clientes:


"A Intechpro nos ajudou muito no projeto de seleção do ERP e no gerenciamento da implantação, ajudando a cumprir prazos e o escopo."
 

Tecnologia obsoleta
 

Seu BI não trabalha com rapidez? Por mais esforços que se faça, ele continua lento? A plataforma do seu aplicativo é antiga e difícil? A tecnologia está ultrapassada? Tem dificuldade para contratar profissional especializado?

Tecnologia obsoleta é um bom motivo para substituir um software. É importante estar sempre atento às pesquisas de institutos renomados, que comparam softwares aplicativos, mostrando seus pontos fortes e fracos. Grandes mudanças estão acontecendo, em especial na área de BI, onde o conceito de "in query memory" está se desenvolvendo (fornecendo mais rapidez à execução de consultas), e ferramentas largamente adotadas na indústria começam a ser vistas como antiquadas, devido à dificuldade de uso e alto custo de propriedade.

Software ERP rodando somente em plataformas proprietárias ou pouco difundidas também tem sido desafiados pelas corporações atualmente. O custo para manter essa plataforma, treinar profissionais, e lidar com as limitações tecnológicas é alto, e muitas vezes não compensa. 

Falta de suporte e atualização

Com o crescimento e consolidação do mercado de software, grandes empresas adquiriram empresas menores, e muitas delas deixaram de atualizar seus produtos. E por isso muitos clientes ficaram expostos a desafios constantes: na parte fiscal, por exemplo, como lidar com o SPED sem a entrega, pela fornecedora do ERP, de complemento do produto? Devo desenvolver internamente ou comprar de parceiro? Em longo prazo, isso é viável? São muitas perguntas que precisam ser respondidas antes da tomada de decisão.

Além disso, se compararmos as práticas de mercado de 10 anos atrás com as atuais, veremos muitas mudanças. BPM, Colaboração e Workflow têm sido cada vez mais entregues por soluções ERP e CRM, ferramentas de Dashboard e data mining são cada vez mais sofisticadas nos softwares de BI. Será que seus fornecedores evoluíram no mesmo ritmo do mercado ou ficaram para trás?

No mercado brasileiro, empresas menores, que antes ofertavam soluções ERP completas, começam a focar em nichos de mercado, abordando um grupo de clientes onde podem entregar funcionalidade completa e evoluir a solução com segurança.

Custo elevado

Quanto custa manter a solução ERP, CRM e BI de sua empresa? Quanto custa para seus concorrentes e para empresas de seu segmento de mercado? A solução entrega o esperado? Ajuda a empresa como uma plataforma de padronização de processos, atendimento das necessidades dos clientes, e análise de informações? Facilita o processo de inovação?

Em especial, a pergunta "Qual o retorno que esse software aplicativo fornece à minha empresa?" deve ser respondida com sinceridade, e comprovada através de números. Desse modo, você pode comprovar se é mais vantajoso substituir a solução atual ao invés de gastar mais "arrumando a casa". E estimar o custo de corrigir a solução implantada pode ser complexo. Por vezes, é necessário fazer uma nova implantação, para refazer modelos de dados, e sabe-se de antemão, por propostas preço fechado, o tamanho da conta. Mas às vezes a estratégia passa pela correção lenta e gradual dos problemas, sem planejamento prévio ou cálculo antecipado do custo completo, e a consequência pode ser um valor surpreendente e indesejado.

É sempre interessante dispor de pessoal especializado, interno ou externo, para analisar o custo de propriedade de softwares aplicativos da empresa (ERP, CRM e BI), montar orçamentos de médio e longo prazo para as ferramentas e avaliar se vale à pena trocar de software. Ou seja, é melhor substituir aquilo que não trará mais retorno, do que prolongar uma situação de alto custo / baixo retorno, que prejudicará a empresa nos próximos anos.

 



Seleção de Software ERP

Entenda como a Solução Intech de Otimização e Adequação de software pode ajudar sua empresa.

Veja mais